quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fifa define cabeças de chave: França fica fora e pode encarar a seleção brasileira

A Fifa anunciou nesta quarta-feira, na Cidade do Cabo, quais serão os oito cabeças de chave da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A surpresa ficou pelo fato de a França, atual vice-campeã mundial e detentora de um título, não figurar na lista das principais seleções.

Além da África do Sul, que será sede e já estava determinada como cabeça de chave número 1, os demais países definidos são Brasil, Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Argentina e Inglaterra.

O critério usado pela Fifa, segundo o secretário-geral, Jérôme Valcke, foi o ranking das seleções no último mês de outubro, por considerar que seria o retrato mais justo, quando as equipes europeias tinham o mesmo número de partidas. Ali, a França, que só se garantiria mais tarde para o Mundial na polêmica repescagem contra a Irlanda após Thierry Henry ajeitar a bola com a mão para dar o passe para Gallas marcar, era apenas a nona colocada. No último ranking, o de novembro, a França já é a sétima. Estaria dentro, assim como Portugal, mas com Argentina e Inglaterra fora. - Não usamos o critério de Copas anteriores porque eram times diferentes e momentos diferentes. A Espanha, por exemplo, ganhou todos os jogos das eliminatórias. É um respeito desportivo - explicou Valcke.

CONFIRA UM RAIO-X COMPLETO DE 16 SELEÇÕES DA COPA DO MUNDO

Durante o anúncio, alguns jornalistas chegaram a cogitar que a ausência da França no topo dos grupos pudesse ser alguma punição da Fifa pelo gol em que Henry usou a mão e depois confessou. Jérôme Valcke negou. - Não é nenhuma sanção à França.Para os próximos Mundiais, no entanto, não está garantido que a fórmula se repetirá. - A proposta foi apresentada e aprovada. Vamos ver como será isso no futuro. Temos de aprender com os nossos erros - completou o secretário

O sorteio dos grupos será na sexta-feira, a partir das 15h (horário de Brasília), com transmissão da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM. Pela distribuição dos potes, como também divulgou a Fifa nesta quarta, a França pode cair no grupo do Brasil. Uma coisa, porém, já é certa. A equipe de Dunga terá pela frente um europeu e um africano como adversários da primeira fase. Os cinco países da África, com exceção da sede (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria), estão no mesmo pote dos outros três sul-americanos que não são cabeças de chave (Paraguai, Chile e Uruguai). E, pelos critérios do sorteio, nenhum grupo pode ter mais de um representante do mesmo continente, exceto a Europa, que pode ter no máximo dois. Num dos piores cenários – na teoria, é claro – para o Brasil, a chave poderia ter França, México e Costa do Marfim. Porém, também existe a possibilidade de os brasileiros enfrentarem, por exemplo, Argélia, Coreia do Norte e Eslovênia. A disposição dos cabeças de chave nos grupos e as cidades onde cada um vai jogar na primeira fase também só serão conhecidos na sexta-feira. Por enquanto, só a África do Sul já sabe que está no grupo A, com partidas em Joanesburgo, Pretória e Bloemfontein. Para os demais, será na sorte mesmo...

Faça a simulação dos grupos:

Distribua os cabeças de chave pelos grupos e escolha uma seleção de cada pote para completar as chaves. Lembre que a Fifa só permite uma seleção de cada continente em cada grupo, com exceção para a Europa, que pode ter até duas. Assim, por exemplo, o Brasil não pode enfrentar times da América do Sul na primeira fase e terá que pegar um africano, assim como a Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário